Página 1 de 1

Ventilador do ar da cabine só funciona na velocidade 4

Enviado: 22 Set 2017, 18:53
por Rodox
Defeito: Ventilador do ar da cabine não funciona nas velocidades 1, 2 e 3, só aciona na velocidade 4.

Procedimento de diagnóstico:

1 - Como na velocidade 4 a ventilação funciona, ignorei as hipóteses de falhas provenientes do motor DC ou chave seletora de velocidade, no painel central.

2 - Verifiquei que o defeito estava no conector (derretido/queimado) do chicote elétrico (fêmea) que vai na placa dos 3 resistores + fusível térmico, no duto de ar principal. Localizado abaixo do porta luvas, na direção que aponta o pé esquerdo do passageiro. A placa de resistores tem 4 terminais, 3 para as velocidades e 1 comum. É só esse último (o comum) que apresentou queima com derretimento do contato do conector fêmea (chicote).


Procedimento de reparo:

Primeira abordagem: troca de conexão destacável por fixa (solda a estanho):

1 - Retirei facilmente a placa com os resistores soltando um só parafuso philips;

2 - Fiz a remoção da luva de encaixe do conector, quebrando propositalmente parte da peça que já se encontrava quebradiça devido a superaquecimento por mau contato elétrico, usei um alicate de corte pequeno e um pouco de paciência, a fim de expor os contatos FASTON. deve-se tomar um cuidado a mais para não rachar a peça que é uma tampa acoplada a um duto de ar, DEVE MANTER A VEDAÇÃO.

3 - Tentativa de solda a estanho nos terminais (macho) da conexão: FALHA! Os terminais são de aço, não aceitam fusão a temperaturas tão baixas, como as do estanho e chumbo. :((


Segunda abordagem: Troca do polo danificado do conector do chicote:

1 - Limpeza dos terminais (macho) da conexão elétrica da placa dos resistores. Como são de aço, basta raspar para tirar a fuligem ou cinzas que soltaram dos terminais bem mais frágeis do conector fêmea.

2 - Corte e remoção da PARTE QUEIMADA do conector fêmea do chicote: como o conector é um retângulo, com cada canto com um terminal, removi apenas a parte do terminal "torrado", ou seja, 1/4 dele.

3 - Solta de fio com conector FASTON fêmea e isolação da emenda.

4 - Conexão do conector do chicote, agora com somente 3 terminais e, em seguida, o terminal recuperado.



Observação:

- Com a placa de resistores fora do duto, faça testes com poucos segundos de duração por conta do seu rápido aquecimento.



Testes gerais:

Ligar o carro, ou posicionar a chave na posição de ignição/ligado, na coluna de direção e selecionar as velocidades de 1 a 3 e o ventilador deverá funcionar de acordo.


Espero ter ajudado.

Re: Ventilador do ar da cabine só funciona na velocidade 4

Enviado: 29 Out 2017, 18:06
por peters0n
Jogou duro!!

Re: Ventilador do ar da cabine só funciona na velocidade 4

Enviado: 30 Set 2018, 20:44
por silvano
Estou com esse mesmo problema no meu, só liga na velocidade 4, é um new fiesta 2014, alguém sabe como localizar a resistência?

Re: Ventilador do ar da cabine só funciona na velocidade 4

Enviado: 06 Out 2020, 13:22
por mhiguti
No meu o fusível do ventilador está esquentando muito chega derreter a capa plástica do fusível, mas funciona todas as velocidades, o que pode ser?