Tuning & PersonalizaçãoModificação do Acabamento do Som do New Fiesta 1.5S

Dicas, dúvidas e sugestões relativas à personalização e tuning.
Regras do fórum
✓ Antes de postar, leia as dicas e regras de publicação, clicando aqui;
✓ Em caso de dúvidas de como criar postagens, enviar fotos ou vídeos, etc, clique aqui.
✓ Não coloque fotos ou discuta assuntos não relacionados ao fórum;
✓ Não desrespeite ou promova qualquer tipo de discussão;
✓ Antes de postar, leia outras postagens. Sua dúvida já pode estar respondida;
FernandoOM
Nível 1
Nível 1
Carro: Fiesta 1.5S
Ano: 2014
Status: Offline

Modificação do Acabamento do Som do New Fiesta 1.5S

Mensagempor FernandoOM » 13 Abr 2017, 19:23

Boa noite pessoal!

Eu tenho um New Fiesta modelo S, que não possui Sync, em vez disso, é o MyConnection Gen3, da imagem abaixo:
Imagem

Eu vi que existem algumas molduras para vender que servem para substituir o conjunto completo e disponibilizar no lugar uma moldura 2 din, genérica.
A minha ideia não é fazer isso, eu gostaria de manter o som original do carro e apenas comprar a parte superior que é compatível com o Fiesta que tem Sync. Eu tenho planos de incluir uma tela na nova moldura (onde fica a tela do Sync, nos veículos que possuem) para fazer um sistema próprio e customizado (Eu mesmo vou utilizar arduino, CAN-BUS e Android para desenvolver alguns recursos, mas preciso de um local para instalar esta tela).

Minha dúvida, e é aqui que preciso da ajuda de vocês experientes, é se apenas aquela parte superior (onde originalmente ficaria a tela do Sync) serve no lugar da tampa que tem no 1.5S. Eu gostaria de remover apenas aquela tampa lisa (porta-objetos) e colocar uma tampa com lugar para uma tela. Aqui estou aceitando ideias também.

Abraços!

Anúncios Google

Marketing FFC

FernandoOM
Nível 1
Nível 1

Mensagempor FernandoOM » 11 Jul 2017, 10:04

Olá!

Consegui algum progresso com meu protótipo. Ainda preciso saber sobre a moldura. Alguém pode me informar?

rafaimpisa
Nível 1
Nível 1
Carro: fiesta hatch 1.6
Cor: vermelho

Mensagempor rafaimpisa » 16 Set 2017, 11:30

Acho q o mais facil e mandar fazer amigo

alenotario
Nível 1
Nível 1
Carro: Ford Fiesta S 1.5
Ano: 2015
Cor: Prata

Mensagempor alenotario » 18 Set 2017, 16:56

FernandoOM escreveu:Olá!

Consegui algum progresso com meu protótipo. Ainda preciso saber sobre a moldura. Alguém pode me informar?

Conseguiu seguir com o projeto?

FernandoOM
Nível 1
Nível 1

Mensagempor FernandoOM » 19 Dez 2017, 19:26

alenotario escreveu:
FernandoOM escreveu:Olá!

Conseguiu seguir com o projeto?

Olá, eu consegui algum progresso com meu Arduino e mais as informações do CAN BUS. Digamos que eu debugguei o carro; já consigo ler muitas das informações, por exemplo, quais portas estão abertas, RPM, percentual de carga do motor, posição das alavancas de seta, limpador, etc. Muitas coisas podem ser feitas, porém eu não quero estragar o visual do carro de qualquer forma. Ainda estou preso no acabamento da moldura. Iniciei um aprendizado com resinas e acrílico, porém nada disso vai me dar um acabamento digno.

A ideia que foi dada ali em cima, de mandar fazer, talvez seja a melhor opção. Mas não sei onde na minha cidade...
Eu gostaria de manter o som original ali e também de usar um Raspberry Pi 3 com uma tela de 7" na horizontal (padrão de 2 din) ou melhor ainda, se for pra tirar o som, usar uma tela de 10.1" em formato porta-retrato (de pé). O que me limita realmente é a peça pra instalar isso ali e não ficar feio...

Observação, estas telas seriam de toque capacitivo, como esta:
https://www.ebay.com/itm/7-Inch-1024-60 ... 1438.l2649

thales.t
Nível 1
Nível 1
Carro: New Fiesta Style
Ano: 2016
Cor: Azul califórnia

Mensagempor thales.t » 04 Jan 2018, 14:23

interessante, acompanhando o tópico. Posso fazer no meu no futuro também

FernandoOM
Nível 1
Nível 1

Mensagempor FernandoOM » 18 Jan 2018, 23:46

Consegui encontrar uma moldura, na verdade é aquela moldura 2 DIN (double din) que eu já tinha comentado.
A moldura que comprei foi do mercado livre, a opção mais comum que tem lá, basta procurar por moldura 2 din para New Fiesta.
Eu reparei que as duas peças são possíveis de utilizar com as originais, seja a parte de cima (que chamam de capela) com o som original ou a tampa original em cima (porta-objetos) e a moldura com entrada 2 din na parte de baixo.
Eu tenho intenção de usar as duas peças a longo prazo. Irei iniciar meu projeto usando apenas a moldura 2 din de baixo, no lugar do som e mais tarde farei outra tela na tal da "capela", quando tiver orçamento para isso.
Abaixo, a foto do conjunto completo instalado.
20180109_132220.jpg - Fotos.png

Esta é a foto da capela, a cor dela destoa de todo o restante do carro, porém é possível pintá-la.
20180109_132244.jpg - Fotos.jpg

Aqui um detalhe importante, no 1.5S, é possível remover o botão da trava das portas e pisca alerta da moldura do som e colocar na nova moldura. A minha ficou folgada, mas é bem fácil de consertar com alguns pedaços de plástico e cola / resina. O buraco da moldura 2din parece ser maior. Mas é uma vantagem poder usar o mesmo botão, afinal um novo custa mais de cem reais...
20180109_132237.jpg - Fotos.png

O buraco é este. Dos lados ele tem o formato dos encaixes do botão de trava, porém são muito espaçados, fazendo com que o botão fique quase solto.
20180109_132500.jpg - Fotos.jpg

Esta é a imagem do painel sem as molduras, é entristecedor... Agora minha próxima missão é descobrir o que é cada fio daquele conector do som. Por enquanto consegui identificar apenas os fios de alimentação e os alto-falantes. Eu sei que existem chicotes prontos para vender na internet, porém a fiação é apenas para alimentação e alto-falantes, e eu sei que existem pelo menos dois fios a mais que são do CAN-BUS, quando ajustamos a luminosidade do painel de instrumentos, a iluminação do teclado do som acompanha a intensidade, isso é uma prova de que o CAN-BUS está presente. Eu com certeza irei utilizar o CAN-BUS no meu projeto... Se alguém puder compartilhar o que sabe sobre este chicote, fico imensamente grato. Minha maior forma de agradecimento será compartilhar ainda mais informações sobre meu projeto.
20180109_132745.jpg - Fotos_3.jpg

Este é o chicote, essa imagem demonstra muito bem que existe muito mais fios do que só os alto-falantes + alimentação. Eu preciso descobrir o que eles são...
20180109_132334.jpg - Fotos.jpg

Apenas como curiosidade sobre o projeto:
A ideia é ter um computador de bordo que apresente multimídia e que seja bem integrado com o carro (CAN-BUS).
Eu não quero perder as funções que já estou acostumado a utilizar, então deverá ter no mínimo o rádio e o bluetooth para música e chamadas (protocolos A2DP e HFP).
Eu estava brincando com um módulo de toque (touch sensor) que encontrei de uma televisão da LG que estava no lixo, entre outras peças, e descobri que não havia absolutamente nada na internet sobre ele. Então consegui escrever um driver para ele (o chip é da Semiconductor, ANSG08SH e felizmente havia um datasheet) e já consigo utilizar. Vou colá-lo atrás da moldura 2 din e colar adesivos na frente, fazendo uma interface touch no painel (sem botões mecânicos!).
O mini cretino é esse da foto. Ele me deu dois trabalhos: o primeiro foi escrever o driver, eu nunca tinha feito e custou pra entender; o segundo foi que essa barra de pinos sobre o I2C (3.3V, GND, SCL e SDA) quebrou, quando forcei um conector que estava torto, de maneira quase irreversível. Foram 2 dias olhando numa super lupa pra conseguir arrumar as conexões na PCB.
Foto - Google Fotos - Opera.jpg

Agora ele está funcionando muito bem de novo e vai embarcar no projeto!

cnovaes
Nível 1
Nível 1
Carro: New Fiesta 1.5s
Cor: Branco Ártico

Mensagempor cnovaes » 22 Fev 2018, 11:29

Bom dia, alguma atualização do caso?

fabio ba
Nível 1
Nível 1
Carro: new fiesta 1.5 se
Cor: branco

Mensagempor fabio ba » 20 Mar 2018, 16:06

galera boa tarde sou novo aqui, mais alguém tem o projeto do volante do titanium no SE 1.5 2014

FernandoOM
Nível 1
Nível 1

Mensagempor FernandoOM » 25 Abr 2018, 13:28

cnovaes escreveu:Bom dia, alguma atualização do caso?

Olá, sim tenho ótimas atualizações!

Eu preciso organizar as informações em casa para colocar aqui de maneira mais completa, mas o resultado (quase) final ficou assim:
quase_finalizado.png

Para finalizar eu coloquei a tampa original da moldura (aquele porta objetos) e ficou quase perfeito, existe uma fresta entre os dois acabamentos mas só é possível notar se olharmos pela lateral. Eu vou tirar uma foto com a tela ligada e talvez colocar um video no Youtube demonstrando tudo...

Hoje esse meu projeto possui o seguinte:
- Um Raspberry Pi 3 Modelo B executando o Raspbian Stretch (Debian para o Raspberry)
- Uma tela de toque capacitiva de 7 polegadas
- Bluetooth (tive que usar um adaptador USB externo, a história é longa)
- Wifi (sincroniza arquivos em casa, permite atualização do sistema e conexão remota, às vezes estou dentro de casa e consigo programar as coisas do carro)
- Uma placa de audio USB com a saída ligada na entrada de um amplificador Taramps, daqueles pequenos de 160W (meu objetivo não era som potente)
- Um hub USB para ligar mais dispositivos
- Fontes de energia (de 12V para 5V, 9V, etc)
- Modulo de GPS USB
- Painel de touch de uma TV antiga (usei para criar botões fora da tela para as funções mais comuns; volume, play/pause, desligar a tela, etc)

De software, ele conta com:
- Alguns programas e drivers que eu mesmo desenvolvi em Python
- oFono, para comunicação via Bluetooth (fazer e receber ligações)
- A2DP, para ouvir e controlar as musicas do celular no som do carro, sem tirar o celular do bolso
- Navit (GPS totalmente offline, nem precisa do celular), ele usa o modulo de GPS USB que fica 24h ligado no carro
- OpenAuto, uma versão do AndroidAuto para Raspberry, então eu consigo conectar meu celular em uma porta USB e aparece o AndroidAuto na tela de 7 polegadas (Google Maps, Waze, Ligações, Podcasts, etc)

Eu disse anteriormente sobre finalizar... Bom, finalizar é uma palavra muito forte para mim! Mesmo depois que eu resolver as pendências, eu diria que finalizei a primeira fase do projeto, eu sei que vou inventar mais alguma coisa para mexer depois e isso nunca tem fim. Mas as pendências são estas:

- Modulo de radio (FM) que ainda não chegou, comprei pelo eBay (os correios me amam)
- Uma fonte externa para o hub USB, hoje o celular carrega muito devagar ou até descarrega quando eu uso o Android Auto
- Uma fonte definitiva para o Raspberry, também está vindo pelos correios
- Uns adesivos para colar na barra de touch com ícones das funções (play/pause, volume, etc) que eu coloquei atrás da moldura. É difícil explicar isso, acho que vou fazer um vídeo...
- Um acabamento para os cabos USB no console, embaixo do câmbio, naquele porta-objetos. Porque hoje ele está um buraco, eu removi aquela tampinha que tem o conector P2 da entrada AUX e deixei os cabos ali, mas pretendo fazer algo decente no lugar.
- Conectar o Arduino + modulo de leitura CAN-BUS e usar os dados (Esse acaba sendo um projeto a parte)
- Passar manta asfáltica nas portas e no assoalho perto do rodado dos pneus para reduzir barulhos externos

Bom pessoal, por enquanto é isso.
Ao longo da jornada rolou muita história, eu não atualizei muito aqui porque gostaria de ter evoluído com o projeto ao invés de ficar dando informações desencontradas e aos picados...
Eu tive que colocar os alto-falantes na porta traseira (depois conto a história, fiquei puto com a Ford), tive que ir atrás de um amplificador pequeno compatível com o original (eu só queria fazer o som sair nos alto-falantes! É tão difícil isso senhores instaladores?) e descobri que essa instalação do amplificador / casamento de impedâncias é melhor fazer em casa. Eu tentei conversar com alguns instaladores de som automotivo e todo mundo me freava: "porque fazer isso? coloca uma central que já é amplificada a saída", "O que? Não, saída P2 direto no amplificador não tem como! Vai precisar de um conversor de 150,00 para coaxial ou RCA.".
Eu entendo que o trabalho dos caras é muito bom e eles conseguem te entregar um projeto ótimo quando você dedica tudo na mão deles, com acessórios after-market, mas fiquei decepcionado quando tentei pedir ajuda para recomendações de amplificadores pequenos, porque todo mundo implica com o pobre do P2? É uma saída não amplificada analógica de áudio como qualquer outra, só o conector que é diferente...
Enfim, passadas estas experiências eu percebi que era muito simples, coloquei meu P2 direto na entrada de sinal do Taramps, acho que é o 160X2, e a saída: 4 alto falantes de 4ohms, 2 na frente e 2 atrás separados em lado direito e esquerdo e juntos em paralelo frente e trás (Diant. Esq + Tras. Esq / Diant. Dir + Tras. Dir) totalizando 2 ohms cada lado. Deu super certo e toca mais alto (volume) e com mais qualidade do que o som original que eu tinha antes...

Agora vou partir arrumar as pendências e preparar as fotos para colocar no próximo Post.
Se alguém estiver curioso sobre alguma etapa, avisa aí, terei prazer em explicar!

Voltar para “Tuning & Personalização”