Tuning & PersonalizaçãoModificação do Acabamento do Som do New Fiesta 1.5S

Dicas, dúvidas e sugestões relativas à personalização e tuning.
Regras do fórum
✓ Antes de postar, leia as dicas e regras de publicação, clicando aqui;
✓ Em caso de dúvidas de como criar postagens, enviar fotos ou vídeos, etc, clique aqui.
✓ Não coloque fotos ou discuta assuntos não relacionados ao fórum;
✓ Não desrespeite ou promova qualquer tipo de discussão;
✓ Antes de postar, leia outras postagens. Sua dúvida já pode estar respondida;
vingancagames
Nível 1
Nível 1
Estado: PR
Carro: New Fiesta 1.5S
Ano: 2013
Cor: Azul
Status: Offline

Re: Modificação do Acabamento do Som do New Fiesta 1.5S

Mensagempor vingancagames » 15 Ago 2018, 12:28

Bom dia! como ficou seu projeto? conseguiu terminar ele? achei muito interessante

Anúncios Google

Marketing FFC

FernandoOM
Nível 1
Nível 1
Carro: Fiesta 1.5S
Ano: 2014
Status: Offline

Mensagempor FernandoOM » 22 Out 2018, 11:28

vingancagames escreveu:Bom dia! como ficou seu projeto? conseguiu terminar ele? achei muito interessante

Olá!

Eu não tinha visto sua mensagem, acabei demorando pra voltar aqui. Consegui seguir sim.
A interface eu me baseei num projeto que pode ser achado na internet chamado PyCAR. Um cara (acho que alemão) fez um sistema pra rodar em Python no Raspberry e disponibilizou o código. Eu baixei e modifiquei ele todo, não só a interface, eu modifiquei a forma como o bluetooth funciona, o player de áudio, a interface com a placa de áudio, os controles da tela, quase tudo...

Vou colocar umas fotos da interface e algumas explicações:

Aqui é o tocador de música via bluetooth (player), ele lê informações da música no celular e mostra na tela, dá pra avançar, voltar e pausar.
ligado_1.jpg

Este é o menu inicial, onde tem as funções que eu já implementei e algumas que estão na fila (Falta fazer o "Painel" e "VU Meter"). No Painel eu quero colocar coisas do carro mesmo, coisas que o veículo não mostra, tipo torque do motor, qual porta está aberta, aviso de manutenção programada, etc... No VU meter é um aplicativo que vai "escutar" a música e fazer acender leds de acordo com as batidas da musica.
ligado_2.jpg

Este é o rádio FM, ele tem RDS (mostra algumas informações que a rádio manda direto na tela).
ligado_3.jpg

Nesta tela fica o GPS, é o WAZE. Como eu coloquei um módulo de GPS no carro, eu não preciso de celular para as rotas. No máximo precisa de internet para procurar endereços mas se eu fizer isso antes de sair de casa aí a rota ele calcula normal, não precisa mais ficar conectado. Ou ainda dá pra compartilhar a internet do celular com ele, aí ele também mostra os pontos de trânsito (engarrafamento, avisos, etc). Radares ele sempre mostra, não precisa estar on-line pra isso.
Obs.: Nem tudo é ouro... Esse Waze é uma versão bem antiga que ficou na internet, no github, antes de o Waze ser famoso e ser comprado pelo Google, então dá pra logar com a sua conta, dá pra ver avisos e compartilhar rotas entre ele e o celular, mas a interface é bem antiga, tem alguns bugs, não soma os pontos (ele não deixa eu enviar alertas, só visualizar os outros Wazers) e também não "fala", eu não consegui descobrir o porque ele não emite os sons. Mas é bem prático de qualquer forma, eu gosto dele.
ligado_4.jpg

Aqui é a tela de configurações, onde ficam as informações do sistema (inclusive dá pra ver que ele tá com um problema de superaquecimento que ainda estou resolvendo) e onde dá pra controlar o balanço do som, os dispositivos bluetooth configurados e etc...
ligado_5.jpg

E esse aqui é o menu principal de novo, se eu clicar uma vez no botão inferior esquerdo (4 quadradinhos) quando estou em qualquer tels (no rádio FM por exemplo) ele volta pra tela principal, aí se eu clicar de novo nele aparecem opções para desligar, sair do aplicativo (e voltar pra interface do Raspbian) ou reiniciar.
ligado_6.jpg

Não ficou 100%, tem bugs, mas eu vou corrigindo e inventando moda...
Agora por exemplo ele está desmontado, desligado. Eu não gostei muito da posição que essa moldura 2 din deixa a tela porque dependendo do sol, o reflexo vem direto no olho. Eu vou tentar pensar em alguma coisa pra deixar a tela numa posição melhor...
Enquanto isso também estou trabalhando em mapear alguns dos módulos do CAN-BUS e suas mensagens, quero extrair a informação pra deixar o carro mais tecnológico ainda...

É isso, se alguém tiver dúvidas, estamos aí.

Voltar para “Tuning & Personalização”